Audiência pública sensibiliza sobre importância da água tratada

Foi realizada no dia 06/06/2017, na Câmara Municipal de Mossâmedes, mais uma Audiência Púbica para Controle Social da Obra de Saneamento Básico – Estação de Tratamento de Água (ETA).

Com o tema:  “Água tratada, um direito de todos”, o objetivo foi sensibilizar a todos sobre a necessidade do fornecimento de água própria para o consumo humano, ou seja, que obedeça a portaria de potabilidade do Ministério da Saúde, promovendo o saneamento e melhorias na saúde ao prevenir os riscos de doenças de veiculação hídrica.

Participaram da Audiência, vereadores, conselheiros de saneamento, meio ambiente, saúde e a comunidade local.

A audiência foi presidida pela gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (SUVISA/SES-GO), Tânia Vaz, que mostrou dados coletados no município por meio das análises do controle e qualidade de água realizado continuamente e demostrando os possíveis riscos de doenças pela veiculação hídrica.

Ao final o município de Mossâmedes foi parabenizado pelo progresso de estar em dia com o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O documento elaborado está em fase de implementação das ações, sendo uma delas a Obra de Saneamento, que, além da Implantação da Estação de Tratamento de Água, prevê a troca da rede de cimento de amianto por uma rede nova e moderna, para eliminar as perdas de água e as possíveis contaminações de veiculação hídrica.